Projetos de Água de chuva
realizados em ambiente urbano e rural
Projeto de Manejo integrado de água realizado em um empreendimento hoteleiro rural localizado no município de Ibiuna/SP. Neste projeto toda água consumida nos chalés vem da chuva que é coletada das coberturas dos próprios chalés. Antes de ser utilizada a água é filtrada em diferentes etapas e desinfectada por sistema de ozônio e o todo excedente de chuva das cirternas encaminhado para os jardins de chuva.
O sistema tem capacidade de armazenamento de aproximadamente 80.000 litros de água da chuva espalhados em 4 cisternas estrategicamente posicionadas na área dos próprios chalés. Em caso de falta de água da chuva, um sistema automatizado abastece os chalés com água de poço.
Todo projeto foi elaborado de forma integrada otimizando o uso ecológico das águas de forma que até mesmo as águas captadas pelo sistema de tratamento biológico de efluentes dos chalés são utilizadas na irrigação passiva das plantas do entorno.
Projeto de Aproveitamento de água de chuva para usos não potáveis em residência familiar em São Paulo/SP.
O sistema tem capacidade para armazenar 5.700 litros de água de chuva, podendo chegar a uma redução de até 40% do consumo anual de água potável da residência. Após ser previamente filtrada a água é armazenada em uma cisterna de alvenaria contruida de forma subterânea e bombeada para uma caixa elevada no forro da residência, de onde é feito todo abastecimento de vasos sanitários, torneiras externas, tanque e máquina de lavar roupa.
O projeto de Aproveitamento de água de chuva acima foi idealizado para reduzir ao máximo o uso de água potável para os fins não-potáveis de residência familiar em São Paulo/SP, a partir da construção do sistema máquina de lavar roupa, tanque, mangueiras externas, vasos sanitários externos, rega da horta e jardim, passaram a ser abastecidos com água de chuva.
Todo processo de captação, filtragem e armazenamento é feito no jardim da residência. Da cisterna uma bomba encaminha a água de chuva passando por filtro mineral, carvão e desinfecção por raios UV (ultra-violeta), então é armazenada em uma caixa elevada de água da chuva, de onde segue para abastecer os pontos citados.
O sistema tem capacidade de armazenar aproximadamente 3.300 litros de água e conta com um mecanismo automático de alimentação de emergência, que faz com que a água da rua entre na caixa elevada de água da chuva, assim que faltar água da chuva no sistema, eliminando assim a necessidade de intervenção dos moradores.
Sistema rural de Aproveitamento de água de chuva no município de Ibiuna/SP.
Projeto com potencial para armazenar 10.000L de água da chuva provenientes da cobertura do curral de uma fazenda orgânica. Toda água utilizada na lavagem do curral, ferramentas e banho dos animais provem do sistema de água da chuva.
Os excedentes da cisterna são encaminhados para infiltração e irrigação da área de produção de capim que é parte da alimentação dos animais.
Projeto de Aproveitamento de água de chuva para usos não potáveis em residência familiar em São Paulo/SP.
Neste projeto a água de chuva após ter as folhas removidas e o descarte de primeira chuva realizado, é encaminhada a uma cisterna com capacidade de armazenamento de 1.600 litros suspensa no jardim. Por ser elevada, a água pode ser usada diretamente em um dos registros na própria cisterna, pois através da gravidade a água da chuva pode ser utilizada nas lavagens dos pisos da casa, irrigação dos jardins e vasos e lavagem de carros e ferramentas.
Neste projeto de Aproveitamento de água de chuva, construimos uma cisterna de BAMBUCRETO, técnica semelhante ao ferrocimento, porém com a substituição das ferragens por bambus. Este tanque tem capacidade para armazenar 2.500 litros captados do telhado vivo da casa bioconstruida para servir como apoio para a horta da Fazenda Atalanta.
A água armazenada, por possuir um excedente de matéria orgânica devido ao telhado vivo, é utilizada somente na irrigação dos roçados e das hortas que estão em nível abaixo da cisterna, eliminando a necessidade de filtragem adicional para remoção da matéria orgânica.
O aproveitamento de água da chuva é hoje uma das melhores alternativas para suprir a necessidade de abastecimento de água em meio a atual crise hídrica. A cada chuva milhões de litros de água são perdidos, jogados na rede de esgoto, ruas ou em rios poluídos sem ser aproveitada e ainda gerando problemas de drenagem. Aproveitar a água da chuva além de suprir muitos de nossos usos pode também reduzir nosso consumo de água potável para fins não potáveis. Todos os sistemas de aproveitamento de água da chuva devem ser pensados no sentido de possibilitar que a água cumpra seu ciclo natural.