Programa de Voluntariado

Fazenda Atalanta – Extrema/MG

 

"Quando apanho uma folha seca caída no chão, sinto nela a  indiscutível LEI do Ciclo da Vida."

Mokiti Okada

 

 

A Fazenda possui duas formas de Voluntariado, o Voluntariado das Estações que acontece 4 vezes ao ano e o Programa de Voluntariado. Durante o Voluntariado das Estações costumamos receber em torno de 25 pessoas por 4 dias, já o Programa de Voluntariado é aberto durante todo o ano porém limitado a 2 pessoas por vez.  Abaixo você pode conhecer um pouco mais sobre o Programa.

 

Objetivo do programa:

  • Compartilhar conhecimentos especialmente nas áreas da agricultura biodinâmica e natural, agroecologia, bioconstrução, agrofloresta, permacultura, alimentação saudável, ritmos astronômicos, práticas harmônicas de convivência, cura, arte e desenvolvimento humano;

  • Construir conhecimentos com base na experimentação, na técnica e na troca de saberes durante as atividades diárias;

  • Auxiliar de maneira responsável nas atividades, cultivos, construções e tarefas diárias da Fazenda Atalanta;

  • Compreender e experienciar na prática a realidade de uma vida no campo, podendo se integrar ainda mais com a natureza e observar seus ciclos;

  • Aprender com as experiências e talentos uns dos outros;

  • Ter uma equipe constantemente trabalhando na continuidade e finalização dos cultivos e melhorias necessárias para o andamento das atividades da fazenda;

  • Proporcionar abertura para feedback, visando aprimorar sempre;

  • Aproximar-se e criar vínculos com interessados em colaborar e integrar-se com a Fazenda Atalanta em diversos níveis de comprometimento.

 

O que é o voluntário da Fazenda Atalanta?

A palavra voluntário vem da ativa vontade e afetiva de estar junto, vivenciar e contribuir em troca de aprendizado. O voluntário não bate ponto e também não recebe salário, está na fazenda por que é onde quer estar neste momento. Ser voluntário é estar disponível de coração.

 

É importante que o voluntário tenha uma postura pró-ativa e cuidadosa com tudo, em muitos momentos estará se dedicando sozinho as atividades. Nós moradores da fazenda costumamos acompanhar no início até que o voluntário possa conhecer nossa forma de trabalho, se interar com a rotina da fazenda e se sentir a vontade para realizar as tarefas. Muitas vezes, precisamos nos ausentar ou nos dedicar a outras atividades, não sendo possível acompanhar o voluntário a todo o momento. Logo esta postura de responsabilidade, independência e auto-confiança é importantíssima.

 

Formas de participação

Cada voluntário pode participar durante o período de no mínimo 14 dias e no máximo 30 dias. O número de vagas é limitado a 2 voluntários por vez. 

 

Ritmo Diário

O programa de voluntariado possui um ritmo diário de em média 6 horas de trabalho, iniciando por volta de 7h30 (podendo sofrer alteração dependendo da atividade), as atividades incluem desde trabalhos com a horta, agrofloresta, bioconstrução, manejo do apiário, manutenção, atividades relacionadas a rotina da fazenda, limpeza e harmonização dos espaços, cozinha, louça etc. O voluntário deve se integrar nesse ritmo e buscar nos momentos livres o espaço que necessita para si mesmo ou para participar/propor atividades integrativas, culturais, de estudo e lazer ou práticas espirituais. Sempre trabalhamos com uma planilha de atividades, onde o voluntário vai se encaixando de acordo com seus dons, talentos e também com as necessidades momentâneas da Fazenda.

 

 

Hospedagem

A hospedagem dos voluntários é em alojamento, porém caso haja algum evento na fazenda durante sua permanência, será necessário acampar. Por isso, é interessante preparar e checar seus equipamentos – barraca, lona extra, isolante térmico, etc. e trazer com você, especialmente para períodos mais prolongados. Também é importante trazer roupa de cama, toalha e cobertor adicional, além dos pertences pessoais e roupa de trabalho. Aqui na fazenda, por ser uma local de altitude, costuma fazer bastante frio a noite, principalmente no inverno.

 

 

Alimentação

Na fazenda optamos pela experiência de uma alimentação mais saudável, dando preferência aos alimentos vindos da terra e evitando ao máximo os industrializados. Temos a opção ovo-lacto-vegetariana com a excepcionalidade de ter peixe uma vez ou outra.

O preparo das refeições faz parte do ritmo diário dos voluntários, assim como a limpeza e harmonização da cozinha e dos espaços.

 

 

Uso de bebidas, Cigarros E Psicoativos

Por se tratar de um local sagrado, temos um cuidado energético com todas as nossas atividades, prezando sempre pela cura e pelo bem estar de todos, por isso pedimos que nestes dias o uso de cigarros seja reduzido. Havendo necessidade pode ser usado em locais abertos, cuidando para não deixar resíduos.

Com relação a psicoativos (maconha, etc.) pedimos, por favor, o não uso nestes dias, para que mantenhamos uma egrégora fortalecida e a freqüência energética do local. Desde já agradecemos a compreensão e colaboração.

 

 

IMPORTANTE:

 

 Ainda não temos uma produção de alimentos suficiente para as nossas necessidades, por essa razão temos que comprar parte dos alimentos. Desta forma, cobramos uma contribuição diária mínima e simbólica de R$ 150,00/semana e pedimos que o voluntário traga alguns alimentos para somar (frutas, arroz, farinha branca, farinha integral, feijão, açúcar mascavo, grão de bico, polvilho, lentilha, ervilha, milho de pipoca etc.) Também estamos abertos a receber qualquer contribuição voluntária adicional para alimentação e despesas. Quem sentir que pode contribuir em moeda ou em alimento será ótimo para nós.

 

Os voluntários utilizam toda a infra-estrutura coletiva, assim como, os moradores – banheiro, chuveiro, cozinha, fogões e espaços sociais.

 

Como Participar:

Solicite o questionário de participação pelo link FALE CONOSCO ou pelo e-mail fazenda.atalanta@gmail.com e aguarde nosso contato. 

Voluntariado de Verão 2015

Voluntariado de Verão 2015

Voluntariado de Primavera 2015

Voluntariado de Primavera 2015

Voluntariado de Outono 2015

Voluntariado de Outono 2015

Voluntariado de Verão 2015

Voluntariado de Verão 2015

Voluntariado de Primavera 2014

Voluntariado de Primavera 2014

Voluntariado de Inverno 2014

Voluntariado de Inverno 2014

Fazenda Atalanta

Trabalhando por uma vida melhor e mais integrada com a natureza

 **todas as fotos utilizadas neste site foram tiradas na Fazenda**

  • Wix Facebook page