Programa de Voluntariado
Fazenda Atalanta – Extrema/MG
"Quando apanho uma folha seca caída no chão, sinto nela a indiscutível LEI do Ciclo da Vida."
Mokiti Okada
A Fazenda possui duas formas de Voluntariado, o Voluntariado das Estações que acontece 4 vezes ao ano e o Programa de Voluntariado. Durante o Voluntariado das Estações costumamos receber em torno de 25 pessoas por 4 dias, já o Programa de Voluntariado é aberto durante todo o ano porém limitado a 2 pessoas por vez. Abaixo você pode conhecer um pouco mais sobre o Programa.
Objetivo do programa:
-
Compartilhar conhecimentos especialmente nas áreas da agricultura biodinâmica e natural, agroecologia, bioconstrução, agrofloresta, permacultura, alimentação saudável, ritmos astronômicos, práticas harmônicas de convivência, cura, arte e desenvolvimento humano;
-
Construir conhecimentos com base na experimentação, na técnica e na troca de saberes durante as atividades diárias;
-
Auxiliar de maneira responsável nas atividades, cultivos, construções e tarefas diárias da Fazenda Atalanta;
-
Compreender e experienciar na prática a realidade de uma vida no campo, podendo se integrar ainda mais com a natureza e observar seus ciclos;
-
Aprender com as experiências e talentos uns dos outros;
-
Ter uma equipe constantemente trabalhando na continuidade e finalização dos cultivos e melhorias necessárias para o andamento das atividades da fazenda;
-
Proporcionar abertura para feedback, visando aprimorar sempre;
-
Aproximar-se e criar vínculos com interessados em colaborar e integrar-se com a Fazenda Atalanta em diversos níveis de comprometimento.
O que é o voluntário da Fazenda Atalanta?
A palavra voluntário vem da ativa vontade e afetiva de estar junto, vivenciar e contribuir em troca de aprendizado. O voluntário não bate ponto e também não recebe salário, está na fazenda por que é onde quer estar neste momento. Ser voluntário é estar disponível de coração.
É importante que o voluntário tenha uma postura pró-ativa e cuidadosa com tudo, em muitos momentos estará se dedicando sozinho as atividades. Nós moradores da fazenda costumamos acompanhar no início até que o voluntário possa conhecer nossa forma de trabalho, se interar com a rotina da fazenda e se sentir a vontade para realizar as tarefas. Muitas vezes, precisamos nos ausentar ou nos dedicar a outras atividades, não sendo possível acompanhar o voluntário a todo o momento. Logo esta postura de responsabilidade, independência e auto-confiança é importantíssima.
Formas de participação
Cada voluntário pode participar durante o período de no mínimo 14 dias e no máximo 30 dias. O número de vagas é limitado a 2 voluntários por vez.
Ritmo Diário
O programa de voluntariado possui um ritmo diário de em média 6 horas de trabalho, iniciando por volta de 7h30 (podendo sofrer alteração dependendo da atividade), as atividades incluem desde trabalhos com a horta, agrofloresta, bioconstrução, manejo do apiário, manutenção, atividades relacionadas a rotina da fazenda, limpeza e harmonização dos espaços, cozinha, louça etc. O voluntário deve se integrar nesse ritmo e buscar nos momentos livres o espaço que necessita para si mesmo ou para participar/propor atividades integrativas, culturais, de estudo e lazer ou práticas espirituais. Sempre trabalhamos com uma planilha de atividades, onde o voluntário vai se encaixando de acordo com seus dons, talentos e também com as necessidades momentâneas da Fazenda.
Hospedagem
A hospedagem dos voluntários é em alojamento, porém caso haja algum evento na fazenda durante sua permanência, será necessário acampar. Por isso, é interessante preparar e checar seus equipamentos – barraca, lona extra, isolante térmico, etc. e trazer com você, especialmente para períodos mais prolongados. Também é importante trazer roupa de cama, toalha e cobertor adicional, além dos pertences pessoais e roupa de trabalho. Aqui na fazenda, por ser uma local de altitude, costuma fazer bastante frio a noite, principalmente no inverno.
Alimentação
Na fazenda optamos pela experiência de uma alimentação mais saudável, dando preferência aos alimentos vindos da terra e evitando ao máximo os industrializados. Temos a opção ovo-lacto-vegetariana com a excepcionalidade de ter peixe uma vez ou outra.
O preparo das refeições faz parte do ritmo diário dos voluntários, assim como a limpeza e harmonização da cozinha e dos espaços.
Uso de bebidas, Cigarros E Psicoativos
Por se tratar de um local sagrado, temos um cuidado energético com todas as nossas atividades, prezando sempre pela cura e pelo bem estar de todos, por isso pedimos que nestes dias o uso de cigarros seja reduzido. Havendo necessidade pode ser usado em locais abertos, cuidando para não deixar resíduos.
Com relação a psicoativos (maconha, etc.) pedimos, por favor, o não uso nestes dias, para que mantenhamos uma egrégora fortalecida e a freqüência energética do local. Desde já agradecemos a compreensão e colaboração.
IMPORTANTE:
Ainda não temos uma produção de alimentos suficiente para as nossas necessidades, por essa razão temos que comprar parte dos alimentos. Desta forma, cobramos uma contribuição diária mínima e simbólica de R$ 150,00/semana e pedimos que o voluntário traga alguns alimentos para somar (frutas, arroz, farinha branca, farinha integral, feijão, açúcar mascavo, grão de bico, polvilho, lentilha, ervilha, milho de pipoca etc.) Também estamos abertos a receber qualquer contribuição voluntária adicional para alimentação e despesas. Quem sentir que pode contribuir em moeda ou em alimento será ótimo para nós.
Os voluntários utilizam toda a infra-estrutura coletiva, assim como, os moradores – banheiro, chuveiro, cozinha, fogões e espaços sociais.
Como Participar:
Solicite o questionário de participação pelo link FALE CONOSCO ou pelo e-mail e aguarde nosso contato.
![]() Voluntariado de Verão 2015 | ![]() Voluntariado de Primavera 2015 | ![]() Voluntariado de Outono 2015 |
---|---|---|
![]() Voluntariado de Verão 2015 | ![]() Voluntariado de Primavera 2014 | ![]() Voluntariado de Inverno 2014 |