Breve Histórico

O projeto da Fazenda Atalanta existe desde 1995 quando o Sr. Tadeuzs de Gromoboy e sua esposa Elisabeth de Gromoboy através do Instituto Atalanta para a Integração da Humanidade, passaram a dar muitas palestras e workshops em São Paulo com foco no desenvolvimento humano e na vida sustentável, logo em seguida a Fazenda Atalanta foi comprada com o intuito de construir um centro auto-suficiente, produzir o seu próprio alimento saudável e não poluído, seu suprimento de água, assim como produzir sua própria energia elétrica e calefação utilizando o vento, água, sol e possíveis gradientes termais e outras formas de energia. Este centro seria utilizado para:

 

Fazer conferências, aulas e multiplicar conhecimentos adquiridos no centro.

Produção de medicamentos e outros produtos a partir de plantas que nascem naturalmente no local.

Construção de máquinas e ferramentas para a produção de energias de fontes naturais, sua estocagem e informações sobre sua disponibilidade.

O restabelecimento de inúmeras formas de conhecimentos e sabedorias antigas e tradicionais sob a luz do conhecimento recentemente adquirido, particularmente no campo da cura física e espiritual. Uso tanto de meditação e manipulação corporal como de técnicas medicinais.

Relaxamento, meditação e cura.

Criação de uma biblioteca e um centro de conferências sobre tudo que foi citado acima.

Ajudar comunidades do entorno e encorajar a comunidade humana mundial a trabalhar juntas em grande colaboração.

Aprofundar o aprendizado de uma linguagem universal.

Encorajamento do trabalho intuitivo.

 

Parte do solo deveria ser utilizado para o cultivo de plantas medicinais e parte para o plantio de frutas e vegetais para o consumo local. Nenhum fertilizante artificial deveria ser usado. Trabalhava-se com objetivo de não poluição por produtos químicos, sons e apenas um nível mínimo de ondas eletromagnéticas.

 

 

DECLARACAO DE INTENÇÃO
Tem como objetivo concretizar a visão de vida sustentável integrada através da demonstração, facilitando e incentivando a aplicação de três simples princípios:


SUSTENTABILIDADE

PRATICABILIDADE
ESPIRITUALIDADE


Em qualquer esfera de atuação. POR QUE?
Não temos que olhar muito longe para perceber que algumas mudanças são necessárias em nossa vida pessoal, na sociedade e em nosso tratamento com o ambiente em que vivemos, caso o futuro vá ser uma melhoria sobre o presente ou se ele estará lá para nós. Mas temos uma grande quantidade de interesse no sistema em que vivemos atualmente, e nosso mundo humano caminha no que parece uma continua inércia.


Portanto se não podemos parar o trem, precisamos mudar as paradas, e desviá-lo para os destinos que todos queremos: um longo e feliz futuro, sustentável, e com as vidas preenchidas. A mudança deve vir voluntariamente, de dentro de cada individuo e organização. Para que isso aconteça, deve ser simples, atrativa e compatível com nossas necessidades.


Os Princípios de Atalanta podem ser usados por qualquer pessoa e fornece uma lista de verificações simples para alcançar a visão. Cada principio requer um pensamento criativo e aplicações específicas em cada situação em questão. Desenvolver qualquer coisa em conformidade com os princípios seja um estilo de vida, relações comerciais ou de construção vai ajudar a garantir o seu futuro longo, feliz e sustentável.


Espiritual. Em harmonia com a natureza (tanto interna quanto externa), integração, ética, atraente, refrescante, dá um profundo sentimento de propósito e valor, encanta o espírito, suporte de evolução e aperfeiçoamento, cuidando, tudo incluso e nada está excluído, saudável, bom, amoroso respeitoso, agradável.


PRÁTICO
Cumpre uma finalidade precisa, ou obrigação, faz um trabalho conveniente, simples, clara, fácil de usar, aterrada, funcional.


SUSTENTÁVEL
Atende às necessidades presentes sem comprometer as necessidades futuras, equilibrada, sem rede de esgotamento de recursos, não há acúmulo de resíduos, sentir prazer comum, economicamente viável, adaptável e flexível. 

 

 

O projeto foi bem sucedido com vários de seus objetivos alcançados, muitos investimentos foram feitos em todas as áreas, porém por volta do ano 2.002 os proprietários da Fazenda tiveram que retornar a Inglaterra continuando parte das atividades por lá e mantendo preservadas as terras da Fazenda para que em um determinado momento o projeto pudesse ser retomado.

 

 

Nova Fase

 

Em 2010 Carla Nicolini passa a morar na Fazenda com o aval dos proprietários, dando continuidade ao Projeto, aos poucos com a ajuda de muitas pessoas foi retomando cada etapa e hoje em 2015 com a parceria de Daniel Bonamin, seu companheiro, conseguiram que a Fazenda Atalanta fosse reconhecida como uma Unidade Educadora se tornando um Centro de Referência em preservação ambiental, agricultura biodinâmica, agroecologia, sustentabilidade e permacultura, trabalhando pela integração Homem/Natureza/Universo. 

 

A partir de então passou a receber grupos para mutirões, vivências, voluntariados, cursos e outras atividades ligadas ao propósito e missão da Fazenda. Nestes cinco anos a Fazenda realizou diversas atividades com pessoas de dentro e fora do Brasil que participaram, colaboraram, se beneficiaram e multiplicaram conhecimentos.  

1/2

Fazenda Atalanta

Trabalhando por uma vida melhor e mais integrada com a natureza

 **todas as fotos utilizadas neste site foram tiradas na Fazenda**

  • Wix Facebook page