Composteiras e Minhocário

Na Fazenda Atalanta todos os resíduos orgânicos da cozinha são transformandos em composto ou húmus através de composteiras e minhocário. 

O processo de compostagem consiste na aceleração organizada de um processo natural que ocorre na natureza: a decomposição da matéria orgânica. Desta maneira contribuimos com a manuteção da fração orgânica do solo, fechando o ciclo dos nutrientes e minerais, equilibrando as fertilidades do solo (quimica/física/biológica), bem como redusindo totalmente o encaminhamento de matéria orgânica a aterros.

 

O minhocário conta com o auxilio das minhocas para acelerar a decomposição dos resíduos orgânicos, transformando-os em húmus.

 

 

O que fazemos

Agricultura Orgânica/Biodinâmica 
Plantio Agroflorestal

 

Um dos objetivos da Fazenda é trabalhar pelo bem-estar e saúde integral de todos os seres, sendo assim, cuidamos de cada detalhe para que nossos plantios possam trazer não só o alimento físico, mas alimento espiritual ao homem. Privilegiamos os plantios feitos com mudas produzidas em nosso viveiro e respeitando os ritmos astronômicos. Seguimos o calendário biodinâmico, tando para a produção de mudas quanto para transplante e colheita. Apesar de a Fazenda contar com uma terra pura e livre de agrotóxicos a muitos anos, trabalhamos para vivifica-la cada dia mais, através da utilização de composto biodinâmico e orgânico, bokashi, E.M (microrganismos eficazes), preparados biodinâmicos e adubação verde. Não utilizamos venenos de nenhuma espécie e a cada dia sentimos a gratidão da natureza que nos presenteia com lindos e saborosos alimentos.

​

A Fazenda também é grande produtora de pinhão, possui uma floresta nativa de araucárias, ambrófilas mistas já em extinção em algumas partes do país. Atualmente as frutas que produzimos são abacate, amoras, nesperas, pitangas e uvaias. Temos um projeto de ampliação do pomar e plantio de café biodinâmico.

 
Cursos e Vivências
 
 

Realizamos anualmente diversos cursos e vivências com o intuito de multiplicar nossa experiência e também trazer pessoas de fora (professores, especialistas, pesquisadores, entre outros)  que possam compartilhar conhecimentos benéficos as pessoas e a natureza, trabalhando para que o ser humano possa despertar sua consciência, abrir seus canais de percepção e intuição se religando a sua essência que tem em si a própria natureza.

São vivências de diversos temas desde agricultura, tratamento de água, permacultura, alimentação saudável, ervas medicinais, astronomia, bioconstrução, avaliação e impactos ambientais, plano de manejo entre outros.

Todas as pessoas que sentirem afinidade com nosso propósito podem entrar em contato para oferecer cursos e vivências Contamos com estrutura para acomodação, espaço para atividades, trilha, fogueira, lago, locais para meditação, yoga, dança, além de uma paisagem exuberante. 



​"Foi uma experiência muito gratificante estar com todos vocês. Desejo que as águas purifiquem e harmoniosamente deixem a todos nós, mais flexíveis e habilitados para lidar mais sabiamente com a Diversidade da Vida."



Depoimento de Mônica Lan

Participante do Curso As Águas dentro e fora de nós com Peter Webb​.

Mutirões e Programas 
de Voluntariado



 

Os mutirões realizados na Fazenda têm como objetivo o processo participativo de aprendizagem, onde se aprende praticando, participando e experiênciando. Com esta iniciativa todos ganham, pois há uma completa toda de experiências na construção de algo concreto ou na realização de uma atividade que beneficie o Planeta. A cada mutirão a Fazenda fica mais bonita e guarda em si os sentimentos de amor e doação de cada participante que abre seu coração para estar a serviço da Terra. Esta iniciativa vem demonstrando a força da ação coletiva e do fazer coletivo que é capaz de transformar o mundo.


"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Mahatma Ghandi

Os mutirões também dão espaço para convivência, conhecer pessoas novas e em sintonia de propósitos, dança, cuidados com o corpo, momentos de relaxamento e prazer junto a natureza. 



​Gratidão, equipe, pela vivência maravilhosa que tivemos juntos, pelos lindos momentos de dedicação a terra, pelas histórias e risadas compartilhadas, enfim, pelos sentimentos de paz e alegria!


Depoimento de Lígia Transferetti Rosa

Participante do 2º Mutirão de Dedicação a Terra. Onde concluímos a Bacia de Evapotranspiração.

Preservação da Floresta, fauna, flora.

A Fazenda conta com mais de 50ha de floresta preservada e fragmentos em estágio de regeneração, em grande parte nativa, entre as espécies de árvores contamos com araucárias, cedros, paineiras, quaresmeiras, embaúbas, pau-viola, pau-sange, ingá, jacarandas entre outras que formam a diversidade da mata atlântica local. Nesta floresta habita uma grande  biodiversidade  vivendo livre em seu habitat: macacos, jaguatiricas, lebres, veados, gralhas, tucanos, sabiás, seriemas etc..

 

Na Fazenda temos a graça de observar uma grande diversidade de pássaros entre eles o gavião (foto) que gosta de lugares altos.

Temos um projeto para a criação de Reserva Particular do Patrimonio Natural (RPPN), de forma a garantir, com respaldo legal, que essas áreas e todos os seres que nela habitam, vivam em segurança. Com este projeto e seu plano de manejo, a área será utilizada somente para educação ambiental, pesquisas, e conservação, mostrando a importância de se preservar e manter em equilíbrio nossos ecosistemas.

 

Entre estes estudos queremos, catalogar as espécies de flora e fauna da fazenda, bem como criar espaços de birth waching (observação de pássaros) de forma a cataloga-los também, utilizando este estudo para ações de educação ambiental.

Projetos de Tratamento de Esgoto e Manejo de Águas

Uma de nossas metas é viver sem deixar rastros negativos, sem esgotar os recursos da Terra e sem feri-la ou contamina-la. Acreditamos ser uma benção ter acesso a nascentes com água limpa e cristalina na cabeceira de uma montanha, nada mais justo, ao utilizar esta água, devolve-la a natureza da mesma forma que a encontramos. Assim trabalhamos com ações e cuidados com a água, dentre elas o tratamento ecológico do esgoto por bacia de evapotranspiração e círculos de bananeiras. Através da bacia de evapotranspiração conseguimos tratar o esgoto (água preta) e devolver ao ambiente água evaporada e transpirada, ou seja destilada, além de cultivar uma diversidade de plantas sobre a bacia, entre elas espécies frutíferas como a bananeira, otimizando a humidade e o micro clima local.



Oferecemos cursos com esse tema dentro e fora da Fazenda, bem como projetos de manejo ecológico de águas para propriedades. Projetos estes que incluem tratamentos de esgoto, aproveitamento de água da chuva, manejo da água na paisagem e abastecimento.



Estes projetos são supervisionados e coordenados por um dos cuidadores da Fazenda Atalanta - Daniel Bonamin que é engenheiro ambiental especialista em águas.

Práticas Sustentáveis e Ecológicas

 

A Em nossas ações e projetos procuramos sempre reutilizar materiais de forma a beneficiar a natureza, destinar objetos que ficariam poluindo por anos em lixões ou rios e reduzir o consumo, o que nos propicia grande economia financeira. 

 

Alguns projetos da Fazenda Atalanta que se beneficiaram da reutilização de materiais:

Escadas de pneus - lembrando que o tempo de decomposição de um pneu é indeterminado, sendo um problema ambiental mundial.

Bacia de Evapotranspiração - em sua construção utilizamos mais de 3.000 garrafas pet's doadas pelo aterro sanitário municipal, embalagens descartáveis, pneus e entulhos. O tempo de decomposição de uma garrafa pet é de mais de 100 anos, uma garrafa dura mais que a vida do próprio homem que a descarta. Com essa ação destinamos apropriadamente mais de 3.000 garrafas, que agora estão servindo como leito filtrante e zona de aderência para bactérias, que tratam o esgoto. 

Boiller de baixo custo para aquecimento solar - utilizamos retalhos de espumas de tapeceiros, serragem e plástico bolha para isolamento térmico das caixas de água quente. 

Permacultura
 

A Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis. Uma metodologia que acredita que não é possível que culturas sobrevivam muito sem uma base agricultural sustentável e uma ética do uso da terra.  O objetivo da Permacultura é a criação de sistemas que sejam ecologicamente corretos; econômicamente viáveis; que supram suas próprias necessidades; não explorem ou poluam e que assim sejam sustentáveis a longo prazo. Utiliza as qualidades inerentes das plantas, animais e ser-humano, combinadas às características naturais dos terrenos e edificações.

A ética da Permacultura se baseia no Cuidado com a Terra, Cuidado com as Pessoas e Distribuição dos excedentes, mantendo assim uma ética da vida, a qual reconhece o valor intrinseco de tudo o que vive, e portanto nos relacionamos.

 

Essa ética é parte integrante da filosofia da Fazenda Atalanta nos guiando em todas as nossas ações.

 

"A Permacultura é uma filosofia de trabalho com a natureza (e não contra) ela."  Livro: Introdução a Permacultura 

 

" Acredito que a harmonia com a natureza é possivel somente se abandonarmos a idéia de superioridadede sobre o mundo natural." Levi Strauss

Alimentação Natural e Saudável
 

Nosso cuidado é sempre oferecer alimentos saudáveis e naturais utilizando em nossas refeições alimentos orgânicos / biodinâmicos diretamente de nossa horta, ou seja, produtos livres de agrotóxicos. Cuidamos para que a alimentação seja sempre colorida, saborosa e rica em nutrientes de forma a alimentar o corpo, a mente e o espírito.

 

Trabalhamos para que as pessoas que visitam a Fazenda possam ampliar seus conhecimentos sobre alimentação, experimentar novos sabores e descobrir novas maneiras de se alimentar bem e de forma mais saudável. Se possível ter a oportunidade de colher o próprio alimento, conhecer novos tipos de plantas, como são produzidas e como utiliza-las na culinária.

 

Em todos os nossos eventos sempre servimos um delicioso café da manhã da roça com tudo que o café da roça mineira tem a oferecer: queijo fresco, pão caseiro, pão de queijo, leite direto da vaca, mel puro, granola caseira, frutas e chá de ervas frescas. Estes alimentos são produzidos na Fazenda e/ou por produtores locais. 

 

Acreditamos que a alimentação saudável e nutrida de amor, é uma das bases para a felicidade, harmonia e bem estar em nossas vidas.

Apiário

Reconhecendo a enorme importância das abelhas para o equilíbrio  e sustentação de árvores e vegetais, a Fazenda Atalanta montou um apiário para criar um ambiente onde as abelhas possam viver tranquilas e bem cuidadas para realizarem da melhor maneira possível sua missão.

 

Assim temos a possibilidade de compartilhar e desfrutar, de forma harmônica e com o mínimo de invasão, o dourado mel e o poderoso própolis que essas incríveis criaturas solares sintetisam, através da energia do sol e o nectar das matas.

 

"Ao ingerir o mel de abelha recebemos dentro de nós uma enorme fonte fortalecedora."  

Rudolf Stainer

 

A Fazenda está se preparando para ser fornecedora de um mel puro e de excelente qualidade, pois as plantas de onde as abelhas retiram o nectar são tratadas de fomra pura e sem agrotóxicos, fertilizantes químicos ou inseticidas, além de plantarmos espécies de plantas melíferas específicas para cada estação do ano, garantindo assim a alimentação das abelhas. 

Viveiro de Mudas

Pensando no cuidado com a saúde alimentar, com a manutenção de um solo vivo, e com a sustentabilidade da Fazenda, buscamos produzir nossas próprias mudas utilizando sementes orgânicas, substrato biodinâmico, além de semear seguindo os ritmos astronômicos, garantindo assim melhor sabor e maior nutrição.

 

Nosso viveiro foi construido por muitas mãos, para ser um espaço protegido, um verdadeiro berçario para nossas mudas.

 

Um dos objetivos de produzirmos mudas puras é servir de base para a construção de um berço de sementes, sementes estas que possam manter sua essência e a capacidade nutritiva da planta e seus genes preservados, assim todos que nos visitarem poderão aprender mais sobre o ciclo de vida das plantas e a importância de resgatarmos o cultivo de sementes sem venenos e sem modificações genéticas.

 

Um dos grandes desafios atuais da humanidade está relacionado a qualidade, pureza e biodiversidade das sementes.  

Queremos resgatar a essência, a SEMENTE.

Bacia de Evapotranspiração
Cura através da Natureza

 

A natureza por si só é uma grande fonte de cura, estar em contato com ela nos nutre e alimenta.  Procuramos colocar em todos os nossos trabalhos atividades que nos reconectem com a força curativa da natureza. Há muitos estudos que comprovam que colocar as mãos na terra, dedicar-se, e se comunicar com a terra modifica os batimentos cariacos do homen trazendo mais saúde e vitalidade.

 

Quantos de nós não coloca mais os pés na terra? Quantos nunca viram as flores lindas do alface, da cenoura e do alho porró? Quanto tempo de nossa vida dedicamos a observar a natureza e seus ciclos?

 

Esse é nosso convite, nutrir a vida com a sabedoria da terra, aprendendo a cada dia que assim como a natureza se modifica perante as estações do ano, nós também estamos em constante transformação.

Espiral de Ervas e Temperos

Fazenda Atalanta

Trabalhando por uma vida melhor e mais integrada com a natureza

 **todas as fotos utilizadas neste site foram tiradas na Fazenda**

  • Wix Facebook page