Aproveitamento de água da chuva

 

A atual crise hídrica e a crescente urbanização com ocupação de regiões de mananciais e consequente impermeabilização do solo em áreas naturais vem exigindo cada vez mais soluções no controle e minimização dos impactos causados por inundações, erosões, falta d’água e perda da qualidade.  Aliados a estas conseqüências é necessária uma atenção especial a qualidade da água que usamos para fins não potáveis, pois ainda hoje uma enorne quantidade de água potável é disperdiçada em fins não potáveis, usos estes que podem ser abastecidos por fontes alternativas como a água da chuva.

 

Dentro da perspectiva do manejo ecológico da água, o aproveitamento da água da chuva traz ganhos na retenção e redução do escoamento de chuva, diminuição da dependência de uma única fonte de abastecimento, redução de erosões, assoreamentos entre outros problemas ambientais. 

 

Ao criarmos sistemas que retém e aproveitam as águas pluviais nas habitações humanas, passamos a interagir mais positivamente dentro do ciclo hidrológico no qual estamos inseridos. Rreduzindo a necessidade de fontes distantes de água, o escoamento superficial e aumentando a abundância hídrica local, estamos melhorando as condições de abastecimento e simultaneamente solucionando problemas hídricos da sociedade atual.

 

A água da chuva nos chega com ótima qualidade, pois provém de condensações atmosféricas, portanto uma água destilada. Os cuidados que devemos tomar decorrem da sua contaminação na atmosfera e nas coberturas (telhados). Ao realizarmos o descarte de primeira chuva, descartando a água de lavagem da atmosfera e das coberturas, podemos armazenar uma água com boa qualidade. Os tratamentos e filtragens posteriores dependerão do uso que iremos dar para essa água, podendo até ser potabilizada para uso em chuveiros, lavatórios, máquinas de lavar entre outros, em locais onde não existam redes de abastecimento pública.

 

Nos locais onde exite o abastecimento da rede pública podemos usar a água da chuva para todos os fins não-potáveis como vasos sanitários, máquinas de lavar roupa, lavagens de áreas comuns, rega entre outros, sempre projetando sistemas de filtragem e desinfecção conforme a necessidade de uso desta água.

Fazenda Atalanta

Trabalhando por uma vida melhor e mais integrada com a natureza

 **todas as fotos utilizadas neste site foram tiradas na Fazenda**

  • Wix Facebook page