Rudolf Stainer (1861-1925) fundador da Antroposofia, lançou durante o "Congresso de Pentecostes" em 1924 a pedra fundamental do berço do movimento biodinâmico proferindo um ciclo de palestras para agricultores, conhecido como "Curso Agrícola". 



O Impulso da agricultura biodinâmica, sendo uno com a Antroposofia, tem como consequência natural a renovação do manejo agrícola, o saneamento do meio ambiente e a produção de alimentos realmente condignos para o ser humano.



Esse impulso quer devolver à agricultura sua força original criadora e fomentadora cultural e social, força que ela perdeu no caminho para a industrialização direcionada á monocultura e a à criação em massa de animais fora de seu ambiente natural.



A agricultura biodinâmica quer ajudar os que lidam com o campo a vencer a unilateralidade materialista na concepção da natureza, para que possam, cada qual por si, achar uma relação ético-espiritual com o solo, com as plantas, animais e com os co-irmãos humanos.

A biodinâmica quer lembrar a todos os homens que a agricultura é o fundamento de toda cultura, que ela tem algo a ver com todos.

O ponto central da agricultura biodinâmica é o ser humano, que conclui a Criação mediante suas intenções espirituais, baseadas numa verdadeira cognição da natureza.

O ser humano quer transformar sua fazenda ou sítio num organismo maximamente diversificado; num organismo que, por si mesmo, seja capaz de produzir uma renovação.  O sítio natural deve ser elevado a uma espécie de "individualidade agrícola".



O fundamento para tal é a integração de todos os elementos ambientais agrícolas, como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes, florestas, sebes e capões arbustivos, mananciais, várzeas, etc. Caso o organismo agrícola se ordene em volta desses elementos, surgirá uma fertilidade permanente - e com isto a saúde do solo, das plantas, dos animais e dos seres humanos.



Fonte:

Biodinâmica e Agricultura

Bernardo Thomas Sixel 



 

Agricultura Biodinâmica

"Se quiser a si próprio conhecer, olhe para todos os lados no mundo. 
Porém querendo do mundo aprender, olhe dentro de si, em todo fundo"
Rudolf Stainer

 

Camomila officinalis

Urtiga dióica 

Millefolium achilea 

Algumas das plantas utilizadas na produção

dos preparados biodinâmicos 

(fotos de plantas produzidas na Fazenda Atalanta)

Fazenda Atalanta

Trabalhando por uma vida melhor e mais integrada com a natureza

 **todas as fotos utilizadas neste site foram tiradas na Fazenda**

  • Wix Facebook page