Nossa Visão

Trabalhar pela reintegração ser humano/natureza,   multiplicar conhecimentos, valores  e  boas práticas   gerando bem-estar e saúde integral a todos   os seres e ao Planeta.

 



"Quando apanho uma folha seca caída no chão, sinto nela a indiscutível LEI do Ciclo da Vida." Mokiti Okada

Varanda da casa sede
Varanda da casa sede

Paisagem
Paisagem

Horta Orgânica
Horta Orgânica

Varanda da casa sede
Varanda da casa sede

1/15

A Fazenda Atalanta é uma área de proteção ambiental com belas paisagens e muito verde, onde podemos nos conectar com a natureza, silenciar e esvaziar a mente. Situada na cidade de Extrema, MG a 1.300 metros de altitude, região exuberante com muitas cachoeiras e florestas. 

Um espaço de convivência onde podemos aprender e ensinar, partilhar, dançar, cantar, meditar, saborear uma alimentação natural e vegetariana, estar mais próximo da natureza e principalmente de nós mesmos.

Recebemos pessoas, grupos e escolas para mutirões, voluntariados, vivências, cursos e outras atividades ligadas ao propósito e missão da Fazenda. ​

Prezamos pelo cuidado com a terra e todos os seus seres, trabalhando com agricultura biodinâmica e orgânica, com a permacultura e a agroecologia. Estudos estes que estamos lapidando a cada dia, através da construção e manutenção da horta mandala, espiral de ervas e tempeiros e outras formas de plantio, buscando ter uma alimentação saudável, nutritiva e sem agrotóxicos.​

Espaço para Vivências, 

e Cursos

Agricultura Orgânica

Biodinâmica e Natural

É UM DOS TEMAS DA FORMAÇÃO EM PERMACULTURA QUE ACONTECERÁ DOS DIAS 01 A 10 DE SETEMBRO NA FAZENDA ATALANTA, ONDE ESTAREMOS IMPLANTANDO UM NOVA AGROFLORESTA.

 

"Agrofloresta é um sistema agroflorestal SAF que reintegra o homem a natureza resultando em um ambiente autodinâmico e produtivo, análogo aos ecossistemas originais e manejados segundo o fluxo da sucessão natural” É também chamado de Agricultura Sintrópica.

 

Na Fazenda Atalanta a agrofloresta iniciou com o processo de manejo de um antigo bananal, possibilitando que a massa úmida das bananas fosse utilizada para a montagem dos canteiros e plantio de mudas e sementes.  Iniciamos o processo num período de seca e essa processo possibilitou que a terra se mantivesse mais úmida e irrigada. 

 

 

Nos dias de hoje, o termo agroecologia é entendido como um conjunto de princípios e técnicas que visam reduzir a dependência de energia externa e o impacto ambiental da atividade agrícola. Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra.

 

A Fazenda realiza 4 vezes ao ano Oficinas de Horta e Agroecologia.

 

 

 

 

 

CURSO COM O BIOCONSTRUTOR ORLANDO ENRIQUE RIVERO - DIAS 14,15 E 16/07.

 

A bioconstrução é um método milenar de construção natural que utiliza os recursos mais abundantes no local, sem ferir a natureza e trabalhando em harmonia com ela, é um processo que preza pelo reaproveitamento de materiais, a sustentabilidade e a qualidade de vida. Existem várias técnicas que podem ser utilizadas de acordo as as necessidades e os recursos disponíveis. A casinha que construimos tem 10m2 e nosso investimento foi menor que R$ 1.500,00. Agora estamos iniciando uma nova empreita, a bioconstrução de um rancho/cozinha comunitária.

Please reload

Integração com

a natureza

  • Wix Facebook page

Aqui você pode encontrar informações e conteúdos sobre todos os temas relacionados as atividades da Fazenda Atalanta. É um espaço em constante construção e renovação com o objetivo de disseminar conhecimentos e informações. 

​Curta nossa página no Facebook e fique sabendo em primeira mão de todas as atividades da Fazenda

Fazenda Atalanta

Trabalhando por uma vida melhor e mais integrada com a natureza

 **todas as fotos utilizadas neste site foram tiradas na Fazenda**

  • Wix Facebook page